Home » Eventos » Vivências Agroecológicas em Santa Rita – Teresópolis

Vivências Agroecológicas em Santa Rita – Teresópolis

Enfim realizamos nossa primeira viagem com a Rede Brasilidade Solidaria, foram três dias de vivências agroecológicas na região de Santa Rita– Teresópolis – RJ. O Turismo Solidário recebeu alunos do grupo de agroecologia da UERJ – Manga Rosa, talvez um primeiro trabalho de campo que reúna pessoas de diversos cursos (turismo, artes, geografia, engenharia de produção, educação física, biologia, desenho industrial) colocando a multidisciplinaridade em pauta.

 

VISITAÇÃO – Na chegada a Teresópolis o grupo passou pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos e então seguiram para a sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, já localizado em Santa Rita, ali tivemos um momento para conhecer minimamente a geografia do local através de uma maquete e o trabalho que o PNMMT desenvolve na região.

Seguimos para o Sítio Boaventura onde conhecemos todo o plantio que impressiona pelo tamanho e organização, além disso, pudemos ouvir as historias do Sr. Luis Boaventura que enriquece ainda mais nosso conhecimento.

A próxima parada foi na região do Timóteo ali mesmo em Santa Rita, fomos recebidos no Sitio Raízes e no Sitio Viva Terra, o primeiro momento foi para organizarmos o acampamento e montarmos nossa morada para os próximos dias.

Além da chuva que caia incessantemente também não havia energia o que cominou em uma oficina de PANCS seguido de um jantar maravilhoso feito com as PANCS a luz de velas – VIVÊNCIAS.

No dia seguinte fomos acariciados com um café da manhã e logo seguimos a visitação ao Sitio Terra Viva, alimentamos os peixes, colhemos poncãs no pomar, conhecemos os bonsais que é a “especialidade”, os plantios e as historias do Sr. Valdeci; dali já atravessamos para o Sitio Raízes que é vizinho – VÍNCULOS – e percorremos por todo espaço de plantio do Mateus que com muita atenção nos apresentou sua agrofloresta e ainda nos deu um curso a respeito – VEICULAÇÃO, em seguida almoçamos no Sitio Viva Terra e pudemos provar a cachaça que o Sr. Valdeci produz ali mesmo, depois de alimentados fomos colocar em prática as aprendizagens do curso sobre a agrofloresta e iniciamos o plantio, um momento de conexão com a terra.

O jantar deu sequencia a uma fogueira e muitas conversas. No dia seguinte além de um delicioso café da manhã também fizemos uma roda de conversa para ouvir todos sobre as experiências ali vividas – VALIDAÇÃO.

Na volta para casa ainda paramos na feira de Agricultura Familiar, onde o Sr. Boaventura comercializa seus produtos – VENDAS.