Home » Eventos » O Turismo sobe o Morro do Vidigal (Rio de Janeiro, Brasil): Uma Análise Exploratória

O Turismo sobe o Morro do Vidigal (Rio de Janeiro, Brasil): Uma Análise Exploratória

As favelas fazem parte do circuito turístico do Rio de Janeiro (Brasil). Antes vistas como lugar de pobreza e perigoso, começam a ser percebidas como atrativo turístico.

Para este artigo se analisou o turismo no morro do Vidigal de uma forma exploratória, ou seja, se apresenta um panorama do turismo na localidade sem um aprofundamento sobre temas específicos. O objetivo é mostrar as transformações ocorridas no Vidigal depois do aumento e consolidação da atividade turística na localidade.

Trabalhou-se com a observação participante e entrevistas semiestruturadas com moradores e turistas, partindo da seguinte questão orientadora: o que você pensa sobre o turismo no Vidigal?

Destaca-se, como resultado desta pesquisa exploratória, a organização de fóruns populares, a construção de pousadas comunitárias, a questão da contribuição do turismo para os moradores de favelas e reflexões sobre as possibilidades do turismo baseado na solidariedade minimizar os problemas do processo da gentrificação e promover o desenvolvimento a partir dos valores locais.


TEXTO COMPLETO:

PDF