Home » Cursos » Notas sobre os trabalhos da rede em 2015

Notas sobre os trabalhos da rede em 2015

Site

O trabalho da rede está continuando nos destinos e atrativos turísticos do estado do Rio de Janeiro. Em Teresópolis, está sendo proposto um roteiro de turismo rural orgânico e histórico-cultural, denominado de “Turismo solidário em Santa Rita”, com foco na alimentação saudável e em sistemas de cultivo orgânico e agroecológico.  Outra proposta semelhante está sendo pensada no bairro do “Quebra Frascos”. Participamos, também, da organização de alguns mutirões para revitalização e ocupação de atrativos turísticos relevantes no município.

Cruzeiro

No Rio de Janeiro, continuamos apoiando o trabalho no Morro do Borel, no primeiro semestre de 2015, eles receberam um grupo de estudantes do curso de geografia da UNICAMP.

site (1)

Em Barra de Guaratiba e Guaratiba, estão sendo pensados e consolidados os roteiros baseados nas propostas do turismo solidário. Uma das principais ações será a organização de um livro de receitas, com base nos aspectos culturais, históricos e antropológicos dos pratos. O trabalho está sendo realizado em parceria com o “Polo Gastronômico e Cultural de Barra de Guaratiba” e com o programa de extensão da UERJ “Turismo solidário, Cultura e Vida” (TURVIDA).

DSC_0044

Estamos participando da organização do “I Festival Gastronômico da Rocinha”, apoiamos a iniciativa do “Fórum de Turismo da Rocinha”. No segundo semestre de 2015, pretendemos investir na divulgação das propostas da rede “Brasilidade Solidária” e do Programa TURVIDA. Nossa divulgação será concentrada em universidades e nos meios de hospedagem do Rio de Janeiro.

Nossos cursos de extensão em “Comercialização de Gestão do Turismo Solidário” já foram aplicados quatro vezes e produzimos sete documentários etnográficos, veja no nosso canal do Youtube “Retrato Brasil” ( http://brasilidadesolidaria.com.br/canal-retrato-brasil/ ) . Tais experiências estão contribuindo com o aprimoramento da nossa metodologia baseada nos “6 V`s” do turismo solidário.