Home » Notícias » Artigo Sobre o Livro: Cidades Rebeldes: do direito a cidade à revolução urbana

Artigo Sobre o Livro: Cidades Rebeldes: do direito a cidade à revolução urbana

O geógrafo norte-americano David Harvey neste livro irá abordar diversos temas pertinentes a nossa época, sendo muitos destes bem próximo de nós através de noticiários por exemplo.

Nossas leis dizem que todos temos direito ao uso do espaço público de qualidade, mas na prática o que ocorre é que só uma elite privilegiada tem esse direito garantido, havendo mecanismos simbólicos de exclusão das camadas menos favorecidas da sociedade. Somos todos iguais perante a lei, só que não.

Muitos grupos são deixados de lado nestas políticas públicas como os afrodescendentes, grupos LGBTQ, mulheres e idosos, são marginalizados pela “boa” sociedade e em certos casos perseguidos pelas forças de repressão, sendo isolados em seus territórios (guetos) e suas culturas e estilos de vida desconsiderados, considerados como subversivos. Todavia, estes grupos resistem bravamente a todas estas tentativas de exclusão social, política, cultural e econômica feita pelos “donos do poder”.

Estes “poderosos”, além disso se valem de outras ferramentas para dominar as populações como o jogo das bolsas de valores, especulações imobiliárias para valorização de imóveis e territórios onde estes estejam situados para aumentar seus lucros, causando bolhas econômicas que quando estouram levam milhões a pobreza e miséria (vide a crise econômica de 2008 nos EUA).

Estes acontecimentos acabaram levando a protestos em muitas cidades, como em Londres no ano de 2011 e em 2013 no Brasil, entre outros países. Povos se levantando e sacudindo a poeira do jogo de xadrez da política, deixando amedrontados os senhores da guerra e da economia. Nada será como antes.